Época 2017

A época do ano 2017 inicia-se no dia 27 de Maio, sábado, e prolonga-se até dia 25 de Novembro.

Para além da componente de animação turística, a Quinta de Santoinho é também hoje um importante meio divulgador da cultura minhota, através da exposição permanente de uma variada colecção de alfaias e utensílios do campo, de tanques, lagares, pias e figuras em granito, de espigueiros originários de todos os concelhos de Viana do Castelo, uma adega regional e ainda de antigas viaturas de transporte, como autocarros, automóveis, uma locomotiva do século XIX, carruagens de 1ª e de 2.ª classe do Caminho de Ferro, um coche do século XVII, carros de bois e de cavalos.

Este verdadeiro núcleo museológico poderá ser apreciado enquanto decorrem os arraiais, ou em datas fora do programa habitual mediante prévia reserva para visitas específicas.

Programa

1ª PARTE / ABERTURA - A NÃO PERDER

20H00
Vai receber à entrada da quinta o talão correspondente ao seu bilhete. Siga diretamente para o bar, que fica à sua direita onde trocará o talão pela louça que utilizará durante o arraial: prato pequeno para sardinhas, prato grande para as carnes, caneca e copo para o vinho. Saia do bar e ocupe o seu lugar numa das mesas.

2ª PARTE / SARDINHA ASSADA E MALHADA

20H15
Dirija-se para a eira onde encontrará pão de milho e guardanapos. Nessa zona e no piso superior avistará, entretanto, sardinhas a assar. Sirva-se à vontade, utilizando o prato pequeno que lhe foi entregue. Lembre-se que é "proibido" comer sardinhas com talher, coma com a mão à moda do Minho. Junto à eira, ao lado da cozinha e no segundo piso, há pipos com vinho verde, branco e tinto para se servir.Conserve o seu copo e caneca durante todo o Arraial. Se necessitar de os lavar, encontrará água por toda a Quinta. Esteja atento porque o rancho folclórico vai atuar na eira com cantigas e danças Minhotas.

20H40
Malhada na eira. Aproveite a oportunidade para experimentar.

3ª PARTE / FRANGO, FÊVERAS E FOLCLORE

21H00
Tocará o sino para as carnes grelhadas. Dirija-se à cozinha sem pressa, levando o prato grande. Como servimos 100 pessoas por minuto, rapidamente chegará a sua vez. Depois de servido volte para a sua mesa para assistir ao melhor folclore do país. Aprecie as danças, os costumes e os bonitos trajes Minhotos.

21H40
Será dedicado a toda a gente um Vira Geral. Venha dançar... entre no espírito da festa do Minho.

21H45
Junto à eira vão tocar as campainhas para fazermos o champarreão, bebida refrescante e deliciosa. Entretanto, até cerca das 22,00 horas, a nossa banda tocará música de baile, como preparação para a grande festa.

4ª PARTE / MARCHAS, GIGANTONES E FESTA

22H00
Entram na festa os cabeçudos, na eira dançam os gigantones. Porta dentro seguem as marchas com os arcos em riste entoando cânticos populares para animar a festa. Temos um arco para si. Participe pois a festa é sua.

5ª PARTE / BALÕES E CALDO VERDE

23H00
Largada de balões alusivos à festa e ao seu Aniversário. Será um misto de cor, luz e alegria. Toca o sino; Está na hora do caldo verde. Dirija-se à cozinha ordeiramente para ser servido. Aproveite esta pausa para admirar a nossa coleção de utensílios do campo que decoram as nossas paredes e tetos. Visite também a nossa Adega Regional situada na zona da eira e o Museu das Alfaias no 1º andar.

23H30
De volta à festa, a nossa banda toca novamente musica de baile para dançar até à uma da manhã para que a sua noite continue repleta de alegria.

24H00
Vamos festejar o seu Aniversário. Neste dia tão importante para si, vamos acender as velas, dedicar-lhe uma música e oferecer-lhe uma lembrança.